segunda-feira, 12 de julho de 2010

O mundo perde Geesink


Faleceu em 27 de agosto de 2010 o super campeão Anton Geesink, 10º dan, aos 76 anos de idade. Após dias internado por uma doença inespecífica, Geesink deixou esposa, duas filhas e um filho.
Nascido a 6 de abril de 1934 na cidade de Utrech (Holanda), ele foi Campeão Mundial em Paris (1961), Campeão Olímpico, Tokyo (1964) e Campeão Mundial Absoluto no Rio de Janeiro (1965).
O “gigante”(FIJ) holandês media 1,98 m. e pesava 145 Kg. Treinou muito no Japão, tendo sido considerado “o mais japonês dos europeus” e foi 21 vezes campeão da Europa. Quando venceu os Jogos Olímpicos de Tokyo, embora o Japão tivesse ganho todas as outras categorias do Judô, o país entrou em “luto”. Técnicos e atletas sentiram-se terrivelmente humilhados pela vitória de Geesink. Para eles, o Judô era um esporte nacional. Custaram a entender que o ocorrido foi somente mais um passo para a internacionalização do judô.
Considerado pela UPJ como um dos melhores expoentes do judô mundial, Geesink recebeu a “Ordem do Tesouro Sagrado” do Governo Japonês; é presidente honorário da União Europeia de Judô; tem uma rua com seu nome em Utrech e também uma estátua (busto).
Após encerrar sua carreira como competidor, Geesink dedicou-se a desenvolver métodos pedagógicos para o ensino de judô infantil e a atuar no Comitê Olímpico Internacional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adultos e também crianças visitam esta página. Leve isso em conta quando ler e, especialmente, quando postar comentários. Siga as regras da NETiqueta. Comentários ofensivos ou mal escritos serão sumariamente descartados.

Quem sou eu

Brazil
Roberto Resende, Especialista em Educação a Distância, Traumatologista buco-maxilo-facial, go(5º)-dan de judô, Instrutor de defesa pessoal feminina, C.B.J. reg. nº 46.284 , Kodokan nº 560401024