domingo, 4 de abril de 2010

Feliz Ano Novo - de novo !


Ano novo chinês
14 de fevereiro de 2010
Ano do Tigre

No dia 14 de fevereiro iniciou-se o ano 4708, segundo o Calendário Lunar Chinês. Veja abaixo as datas de início dos anos pelo calendário oriental:
2009 Jan. 26
2010 Fev. 14 => ano chinês: 4708
2011 Fev. 3
2012 Jan. 23
2013 Fev. 10
2014 Jan. 31
(http://ruinix.blogs.sapo.pt/8772.html )
No Brasil, para evitar o choque com a mesma data do Carnaval, a entrada do Ano do Tigre foi comemorada nos dias 6 e 7 de fevereiro, a festa ocupou o bairro da Liberdade com apresentações de diversas manifestações da Cultura chinesa.
(http://www.dihitt.com.br/noticia/v-festa-do-ano-novo-chines-em-sao-paulo--2010-ano-do-tigre )
No palco montado na Praça da Liberdade, academias de artes marciais, grupos de danças, músicas e organizações sociais apresentarão rituais e outras manifestações artístico-culturais típicas do país que desponta como grande potência econômica mundial.
Também no Bairro da Liberdade, barraquinhas de comidas e artesanato típicos oferecerão um pouco da gastronomia chinesa aos interessados.
Há também grandes comemorações nos E.U.A., Canadá e Londres, além de praticamente em todos os países orientais.

O Ano do Tigre
Uma antiga lenda chinesa diz que Buda convidou todos os animais da criação para uma festa de Ano Novo, prometendo uma surpresa a cada um dos presentes.

Apenas doze animais compareceram e ganharam um ano de acordo com a ordem de sua chegada: o Rato ou Camundongo; O Boi ou Búfalo (Vaca, na Tailândia); o Tigre (Pantera, na Mongólia); O Coelho (Gato, na Tailândia); o Dragão (Crocodilo, na Pérsia); a Cobra ou Serpente (Pequeno Dragão, na Tailândia); o Cavalo; a Cabra, Bode ou Carneiro; o Galo ou Galinha; o Macaco; o Cão; o Porco ou Javali.

Tradicionalmente, a festa está ligada ao Horóscopo Chinês, representado por doze animais, cada um trazendo suas características para o ano. O Tigre, homenageado neste ano, representa grandeza, fazendo com que tudo aconteça com maior intensidade nos seus anos regentes, nada acontece em escalas tímidas ou pequenas. O animal é ativo, aventureiro e desperta garra e desejo de realização nas pessoas que, com novas idéias, conseguem êxito profissional e pessoal. (http://www.destaquesp.com/index.php/Cultura/Especial/5o-festa-do-ano-novo-chines.html )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adultos e também crianças visitam esta página. Leve isso em conta quando ler e, especialmente, quando postar comentários. Siga as regras da NETiqueta. Comentários ofensivos ou mal escritos serão sumariamente descartados.

Quem sou eu

Brazil
Roberto Resende, Especialista em Educação a Distância, Traumatologista buco-maxilo-facial, go(5º)-dan de judô, Instrutor de defesa pessoal feminina, C.B.J. reg. nº 46.284 , Kodokan nº 560401024