domingo, 4 de abril de 2010

Posturas - Shisei 姿勢

(artigo escrito por sugestão do leitor Chico Amorim)

Shisei literalmente, significa Postura. Embora encontremos também a definição Atitude [1]. Ou seja, não é uma postura passiva. Mas que isso, é uma atitude física e mental, a partir da qual o praticante está pronto, alerta, segundo Yokoyama [2], conservando toda a presença de espírito.

Ainda que os livros dos mais afamados mestres de judô (Kano, Mifune, Lasserre, Inokuma & Sato, Robert, Kimura, Kudo) iniciem as posturas com Shizen-hon-tai, parece-nos mais apropriado iniciar pelas posturas preparatórias para as saudações.

São elas:

Chokuritsu (直立) – postura vertical, ereta, com os calcanhares unidos. Postura a partir da qual se faz o Ritsu-rei (立礼)(saudação de pé)

Seiza (正座) – Posição tradicional de se assentar no Japão (ajoelhado e sentado sobre os calcanhares, somente com o dedão - halux - trançado). Postura a partir da qual se realiza o Za-rei (座礼)(saudação cerimonial assentado). Também nesta posição realiza-se o Za-zen (meditação japonesa), tomam-se as refeições, fazem-se as orações e cerimônias (como Chadô – cerimonial do chá – figura acima).

Não poderíamos também deixar de citar a postura Agura (胡座) literalmente, maneira estrangeira de assentar, bárbara (contrastando com Seiza - maneira adequada de se assentar [3]. Agura, consiste na maneira de se sentar com as pernas cruzadas. Postura muito utilizada nas aulas de Judô, quando se recebe uma explicação do sensei ou se observam os colegas em prática de ran-dori.

Ainda, devemos mencionar Hiza-zume – postura ajoelhada para se iniciar

o Kime-no-Kata [4] (mas vamos tratar dela quando falarmos dos Kata), bem como Seigen e Jodan (posturas de se segurar a espada samurai - Katana - que serão tratadas junto com Kime-no-Kata e Goshin-Jitsu).

Shizen-(hon)-tai – É a postura natural básica ou fundamental, também dita postura básica (shizen-tai). A partir dessa postura podemos executar praticamente todos os golpes do judô. É uma posição elegante, equilibrada, com os pés afastados na mesma largura dos ombros (pessoas mais altas podem abrir um pouquinho mais). Os calcanhares tocam ligeiramente o tatami ou nem chegam a tocá-lo. Ainda segundo Yokoyama [2], essa posição pouco fatigante é muito estável, possibilita enfrentar qualquer ataque. (Na ilustração, notem a elegância de Jigoro Kano)

Se o judoka avança o pé direito, deslocando seu centro de gravidade ligeiramente para frente, teremos a posição básica à direita – migi-shizentai.

Se adianta o pé esquerdo, teremos a posição básica à esquerda – hidari-shizentai

Na posição defensiva – jigotai – a base é mais aberta ainda, e o centro de gravidade é mais baixo que em shizentai.

Naquela posição empregada especialmente no Nage-no-Kata, costumamos dizer que uke e tori agem como se estivessem sentandos em uma cadeira invisível (trataremos em mais detalhes, quando falarmos dos kata). (Na ilustração, dois grandes mestres lutam em jigotai)

Da mesma forma que a posição básica, também pode ser à direita – migi-jigotai – e à esquerda – hidari jigotai

Os judokas, sobretudo os iniciantes, não dão muita importância às posturas. Só mais tarde vão ressentir a falta do treino das mesmas.

É muito importante o treino de caminhar (shintai - deslocar para frente e para trás) nas duas posições, sem balançar, sem elevar ou baixar o centro de gravidade, sem se inclinar para frente ou para trás. – Dominando isso, o judoka estará pronto para o combate.

Da mesma forma, devem-se treinar os deslocamentos laterais, nunca deixando que os pés estejam mais juntos que a largura dos ombros, e sem elevar ou baixar o centro de gravidade.

-É um treino muito interessante, mas nunca vemos judokas a praticá-lo.

Referências bibliográficas:

1. Shisei. Documento eletrônico disponível em www.nj.com.br/kanji/index.php acessado em março de 2010.
2. YOKOYAMA apud LASSERRE, R. (1975) Judô Manual Prático. São Paulo: Mestre Jou, p. 272
3. Wikipédia (2010). Documento eletrônico disponível em: http://en.wikipedia.org/wiki/Agura , acessado em 02/04/2010.
4. KANO, J.(1986) Kodokan Judo, Tokyo: Kodansha




AVISO AOS NAVEGANTES

Esta revista utiliza alguns caracteres japoneses – o que é inevitável em qualquer obra sobre o judô. Para que seu computador consiga “ler” corretamente os caracteres, é indispensável a instalação de algumas fontes, embora os caracteres já se encontrem no Unicode.

O assunto está muito bem explanado na Wikipédia, de onde você poderá obter as informações e as ligações para instalação dependendo do tipo de computador e sistema operacional que esteja usando:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ajuda:Suporte_multilingue_(%C3%81sia_Oriental)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adultos e também crianças visitam esta página. Leve isso em conta quando ler e, especialmente, quando postar comentários. Siga as regras da NETiqueta. Comentários ofensivos ou mal escritos serão sumariamente descartados.

Quem sou eu

Brazil
Roberto Resende, Especialista em Educação a Distância, Traumatologista buco-maxilo-facial, go(5º)-dan de judô, Instrutor de defesa pessoal feminina, C.B.J. reg. nº 46.284 , Kodokan nº 560401024