domingo, 31 de outubro de 2010

Kodokan




Em 1882, aos 22 anos de idade, criou sua própria escola, com 9 alunos e uma sala de treinos de 12 tatamis, no dojo (sala de meditação) do templo budista Eishoji, em Tokyo.

Mestre Emeri, de Brasília, no pórtico do Templo Eishoji em 2010.

Era comum vê-lo à noite, após os treinos, com uma lamparina numa mão e um martelo na outra, consertando os estragos no soalho do templo feitos pelo treino. “Uma pessoa tão boa, tão instruída, pena que foi se meter com esse negócio do judô”, comentavam os monges. Ele chegava sempre tarde em casa e já encontrava os filhos adormecidos. Teve 9 filhos com Sumako com quem se casou em 1891.





Em 1922, foi eleito para a Casa dos Lordes ( = Câmara Alta do Parlamento Japonês).



Na catalogação e comparação das técnicas das várias escolas de jiu-jitsu, ele diz que sentia um princípio que permeava todas as técnicas. Finalmente, ele descobriu: era o princípio da eficiência máxima, com o menor esforço. Descobriu, assim, o Sei Ryoku Zenyo. Revisou todas as técnicas e eliminou as que não correspondiam a tal princípio. Criou também o Jita Kyoei, a prática para o benefício de todos. Estavam estabelecidos os dois princípios máximos do Judô. Em suas próprias palavras: “A razão pela qual adotei o nome de Judô ao invés de Jiu-Jitsu, baseia-se no fato de que meu método não é somente uma arte (Jitsu), mas também uma doutrina (Do). A arte é cultivada, mas a essência do Judô é a doutrina.”




Dois judokas de Brasília no shomen do Kodokan, ao lado de Y. Kano, neto de Jigoro Kano.




O Kodokan de hoje (inaugurado e declarado Centro Internacional de Judô, no centenário de sua fundação) tem 8 andares com restaurante, alojamento, museu, 7 dojôs, sendo que o do 7º andar tem 4 áreas oficiais de 10 x 10 m.(mais de mil metros quadrados) e o shomen com a mesa de Kano. O 8º andar é uma arquibancada para 900 expectadores e locais apropriados para filmagem e transmissão por TV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adultos e também crianças visitam esta página. Leve isso em conta quando ler e, especialmente, quando postar comentários. Siga as regras da NETiqueta. Comentários ofensivos ou mal escritos serão sumariamente descartados.

Quem sou eu

Brazil
Roberto Resende, Especialista em Educação a Distância, Traumatologista buco-maxilo-facial, go(5º)-dan de judô, Instrutor de defesa pessoal feminina, C.B.J. reg. nº 46.284 , Kodokan nº 560401024