domingo, 31 de outubro de 2010

Últimos dias do mestre Kano

Mestre Kano realizou várias viagens ao exterior para divulgar o Judô.

Embarcou já febril, na volta de uma reunião do Comitê Olímpico Internacional no Cairo, justo a que decidiu realizar os Jogos Olímpicos de 1940 no Japão.

Faleceu de pneumonia a bordo do transatlântico S.S. Hikawa Maru, ao raiar do dia 4 de maio de 1938, aos 78 anos, quando faltavam dois dias de viagem para chegar a Yokohama. Foi substituído na presidência do Kodokan por Jiro Nango, seu sobrinho e exímio judoka, até que Risei Kano tivesse idade para assumir, em 1946.

A presidente da Liga Mundial de Esportes e Defesa Pessoal diante do Hikawa Maru em Yokohama, o único navio japonês que restou após a II Guerra Mundial.

O túmulo de mestre Kano está no Yahashira reien/cemitério, em Tokyo.

Foto do prof. J. Seguin, 8º dan (à esquerda); prof. Y. Kano (neto), 4º dan (ao centro); prof. I. Abe, 10º dan (à direita) e outros, em frente ao túmulo de Kano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adultos e também crianças visitam esta página. Leve isso em conta quando ler e, especialmente, quando postar comentários. Siga as regras da NETiqueta. Comentários ofensivos ou mal escritos serão sumariamente descartados.

Quem sou eu

Brazil
Roberto Resende, Especialista em Educação a Distância, Traumatologista buco-maxilo-facial, go(5º)-dan de judô, Instrutor de defesa pessoal feminina, C.B.J. reg. nº 46.284 , Kodokan nº 560401024